CINEMANDO com a literatura!

Cinemando começa amanhã (22/11)!




PROGRAMAÇÃO

22/11 (QUINTA-FEIRA)

13:30 – Credenciamento
14:00 – Mesa de Abertura
14:20 – Exibição de A Hora da Estrela
16:40 – Bate-Papo cinematográfico: Profa. Lícia Sobral e Profa Irlena Sousa
18:30 – Exposição Virtual Mulheres, de Jorge Itaitu.
19:00 – Exibição de Arranca-me a Vida
21:00 – Bate-Papo cinematográfico: Profa. Ivanice Ortiz
21:30 – Lançamento da Revista Cinemando com a Literatura: textos de cinema, educação e feminino

23/11 (SEXTA-FEIRA)

14:00 – Exibição de Preciosa: uma história de esperança
16:00 – Bate-Papo cinematográfico: Profa. Caroline Lima Santos
19:00 – Exibição de O Amante
21:00 – Bate-Papo cinematográfico: Profa. Célia Santa Silva.

Coordenação Cinemando com a Literatura – Campus XVIII: Sandra Gama.



Mais informações:

http://cinemandoeunapolis.blogspot.com.br/2012/11/programacao.html

Seleção para monitores voluntários - Consciência Negra


SELEÇÃO PARA MONITORIA


A comissão organizadora da VI Semana da Consciência Negra comunica aos discentes unebianos que estão abertas inscrições até o dia 19/10/2012 para MONITORES. Informamos que haverá duas modalidades de monitorias, a primeira para alunos que trabalharão na divulgação e organização e a segunda para os que atuarão nos dias da realização do evento. Os interessados devem enviar um e-mail para semanadaconsciencianegradcht18@gmail.com, mencionando em qual tipo de monitoria deseja ingressar.


Cinemando


Objetivos do projeto:

  • · Mostrar a perspectiva feminina sobre o mundo a partir de produções literárias produzidas por autoras de diferentes nacionalidades;
  • ·  Discutir a condição feminina nas produções literárias e fílmicas;
  • ·  Divulgar as pesquisas sobre gênero e sexualidades em diferentes unidades da UNEB;
  • · Evidenciar o cinema como uma possibilidade de ensino-aprendizagem em diferentes formações acadêmicas.



                                       

I SINTEPE: INSCRIÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO FORAM PRORROGADAS

Atenção: As inscrições com apresentação de trabalho foram prorrogadas até o dia 20/09. 

O evento acontecerá no campus XVIII, situado na Avenida Jonas David Fadini, 300, Bairro Estela Reis, Eunápolis, BA, de 24 a 26 de outubro. Haverá duas modalidades de participação: ouvinte e apresentação de comunicação.

INVESTIMENTO

As inscrições podem ser feitas aqui na página e só serão confirmadas após pagamento das taxas, conforme tabela abaixo:

Datas
Valores R$
OUVINTES
Até o dia do evento
10,00
Apresentação de trabalhos
13/08 A 20/09
20,00
O pagamento será feito diretamente no protocolo do CAMPUS DEZOITO ou por meio de depósito na conta corrente 36902-0, agência 3068-6, Banco Bradesco, em nome de: Vanusa Mascarenhas Santos.
Após o pagamento da taxa de inscrição,  o comprovante deverá ser enviado para o e-mail do evento: nupeeunapolis@gmail.com. Assim que a inscrição for confirmada um e-mail será enviado.
INSCRIÇÕES COMO OUVINTE - CLIQUE AQUI!
INSCRIÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO - Encerradas


Válido lembrar que os moradores da residência estudantil são isentos de qualquer taxa, desde que façam a inscrição previamente e anexem declaração.
Além disso, o participante que se inscrever para apresentar trabalhos automaticamente está inscrito como ouvinte, não sendo necessário pagar outra taxa.
Não haverá devolução do valor pago pela inscrição, independente da modalidade.

INSCRIÇÕES PRORROGADAS - I Simpósio de Integração: ensino, pesquisa e extensão

 O QUE É?
O I Simpósio de Integração: ensino, pesquisa e extensão (I SINTEPE) é um evento para a apresentação de resultados de pesquisas, de projetos em andamento e a serem desenvolvidos, além de relatos de experiências dos cursos de extensão oferecidos pela comunidade acadêmica do campus XVIII e das instituições de ensino superior da região. O evento integra as áreas relacionadas aos três cursos do campus: História, Turismo e Letras e terá mesas redondas pautadas no tripé que constitui a Universidade: Ensino, pesquisa e extensão. Serão oferecidos mini-cursos (a ser divulgado em breve), apresentações culturais e mesas redondas.

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão permite a universidade produzir conhecimento, desenvolver sua tarefa pedagógica e de inserção social. Essas funções básicas devem ter valor equivalente, sendo tratadas igualmente, proporcionando uma Universidade verdadeiramente útil para a sociedade.
          Espera-se com o I SINTEPE que a universidade, um centro de conhecimento, associe e integre o seu Tripé-básico de maneira que essas atividades se complementem. A universidade aprimora e produz novos conhecimentos por meio da pesquisa e os transmite aos discentes por meio do ensino e à comunidade por extensão, que, por sua vez, será socializado, difundindo novas descobertas.
       A extensão na verdade é uma forma de integrar a universidade com a comunidade em que está inserida; De levar e democratizar o conhecimento aos não universitários, porcentagem maior da sociedade, criando uma ponte, para trocar conhecimentos. 
          Assim, o I SINTEPE  permite a Universidade se comunicar com a realidade local, regional ou nacional, possibilitando a renovação  de suas ações, estimulando a cientificidade e levando o conhecimento a serviço das comunidades.

ONDE E QUANDO?
O evento acontecerá no campus XVIII, situado a Avenida Jonas David Fadini, 300, Bairro Estela Reis, Eunápolis, BA, de 24 a 26 de outubro. Haverá duas modalidades de participação: ouvinte e apresentação de comunicação.

INVESTIMENTO

As inscrições podem ser feitas aqui na página e só serão confirmadas após pagamento das taxas, conforme tabela abaixo:

Datas
Valores R$
OUVINTES
Até o dia do evento
10,00
Apresentação de trabalhos
13/08 a 20/09
20,00


O pagamento poderá ser feito no protocolo do campus dezoito ou por meio de um depósito na conta corrente 36902-0, Agência 3068-6, Banco Bradesco, titular: Vanusa Mascarenhas Santos. Após pagamento da taxa de inscrição o comprovante deve ser enviado para o e-mail do evento: nupeeunapolis@gmail.com, assim que a inscrição for confirmada um e-mail será enviado.
INSCRIÇÕES COMO OUVINTE - CLIQUE AQUI!
INSCRIÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO - ENCERRADAS



Válido lembrar: Os moradores da residência estudantil estão isentos de qualquer taxa, desde que apresentem declaração.
Os participantes que se inscreverem com apresentação de trabalhos estão automaticamente inscritos como ouvintes, não sendo necessário pagar outra taxa.
A taxa de inscrição é por trabalho, não por participante. Cada participante receberá um certificado de apresentação de trabalhos e se participar das outras atividades receberá também o certificado de ouvinte. Não haverá devolução do valor pago.

I Encontro de Mulheres do Extremo Sul da Bahia



São inegáveis as conquistas das mulheres nos diversos âmbitos da sociedade. Ainda assim, há diversos paradigmas que insistem em (re) aflorar-se na comunidade. O extremo sul da Bahia caracteriza-se como uma das regiões mais promissoras do estado e que, infelizmente, não oferta discussões sobre o percurso feminino, tampouco sobre o perfil da mulher como agente de desenvolvimento e de transformação social. Dessa forma, a UNEB, reconhecida instituição de ensino superior do extremo sul da Bahia, visa ampliar as discussões acerca dos diversos traços da mulher nos variados segmentos da sociedade: política, educação, segurança e saúde
É considerando essas questões que o DCE-Diretória de Mulheres, D.A de Letras  e Núcleo de Pesquisa e Extensão do DCHT do Campus XVIII propõem a realização do I Encontro de mulheres do extremo sul da Bahia, com o tema “Traços da contemporaneidade”.
Temos as presenças confirmadas do professor Clebemilton Nascimento, do campus XXIII, que estuda as imagens do feminino que são construídas pela mídia, especialmente nas letras de pagodes baianos; e da professora Adriana Marmori, vive reitora da instituição. 
O Professor Clebemilton fará o lançamento do seu livro: "Pagodes baianos: entrelaçando sons, corpos e letras", em que trata de questões relacionadas à imagem da mulher apresentada nas composições de pagode.
As inscrições podem ser feitas no dia do evento; a entrada é gratuita e haverá emissão de certificados com carga horária de 10 horas para os participantes dos dois dias.

PARTICIPEM!

Aberta inscrições para monitor do I SINTEPE

Estão abertas as inscrições para monitores do I Simpósio de Integração: ensino, pesquisa e extensão!
As inscrições vão de 05 a 13 de setembro; são disponibilizadas 30 vagas para discentes da UNEB atuarem na divulgação e apoio ao evento. A carga horária dependerá do tempo dedicado ao evento. Válido ressaltar que, monitores são isentos da taxa de inscrição como ouvintes, devendo pagá-la somente se forem apresentar trabalhos.
Para efetuar a inscrição, basta preencher o formulário e aguardar em seu e-mail data para reuniões e entrevista.

Inscrições encerradas!

Maiores informações: nupeeunapolis@gmail.com ou 3281 - 6155 ramal 18.


I Seminário em ensino de História: experiência e produção de saberes

Acontecerá de 11 a 13 de setembro no auditório do campus XVIII e no auditório do IFBA o I seminário em Ensino de História: um evento que objetiva repensar a existência e as condições de Estágio dentro das licenciaturas.
Abertas inscrições para apresentação de trabalhos!
Mais informações:

PARTICIPEM!

Submissão de trabalhos - I SINTEPE

No I SINTEPE serão publicados e aceitos para apresentação os resumos dos trabalhos em formato de pôster e como comunicação oral, desde que atendam as diretrizes abaixo:


Para apresentação em pôsteres, devem ser observadas as seguintes recomendações:

1) A área útil máxima do painel para apresentação dos pôsteres será de 0,9m de largura x 1,20m de altura, solicitando que seja obedecida rigorosamente essa forma para evitar que o pôster ultrapasse a área individual.
2) Todo material necessário para fixação dos pôsteres será de responsabilidade do autor  apresentador. Sugerimos trazer material colante como fita adesiva, fita dupla face, tesoura, etc.
3) Os dias e horários para fixação dos pôsteres serão determinados de acordo com a  apresentação e divulgados com antecedência.  
4) A fonte recomendada para digitação do texto do pôster é ARIAL (em tamanho que permita a leitura à pelo menos 2 m de distância. Sugerimos um tamanho mínimo de 28) de modo a facilitar a leitura pelos participantes.
5) Elementos essenciais para o pôster: título, autores, instituições financiadoras, endereço para correspondência e e-mail, introdução, material e métodos, resultados (recomenda-se a utilização de fotografias, gráficos, tabelas e figuras que facilitem a ilustração),  conclusões, referências e agradecimentos. As referências devem seguir as normas da ABNT para trabalhos científicos.
6) O autor apresentador deverá estar inscrito e permanecer no local de apresentação durante todo o período previsto para exposição, caso contrário, não receberá o certificado de apresentação.

Quanto à apresentação Oral:
1) Será disponibilizado o Projetor Multimídia, para apresentação oral, de acordo com o cronograma a ser divulgado. Aos participantes que desejarem utilizar outro recurso áudio-visual, favor informar a Comissão Organizadora com antecedência. 
2) Os autores terão de 15 a 20 minutos para apresentar, sendo 10 minutos de tirocínio dos grupos de trabalhos;
3) Os autores do trabalho estão automaticamente inscritos como ouvintes;
4) Não serão aceitos resumos lidos in absentia.
5) A taxa de pagamento é por trabalho e não por autor. Não haverá devolução da quantia paga, em nenhuma hipótese.

Observações relevantes:
Os resumos serão apreciados, estritamente com relação ao padrão usual de redação, ao mérito técnico-científico (trabalhos oriundos de pesquisa, relatos de experiência em ensino ou extensão) e a contribuição para a área, pelo que se recomenda que os autores submetam os seus trabalhos à revisão gramatical antes de serem enviados para inscrição, uma vez que, os trabalhos não serão devolvidos aos autores para correção. O teor gramatical e científico dos resumos simples são de inteira responsabilidade do (s) autor (es).  O trabalho só será enviado à comissão científica após confirmação do pagamento da inscrição. Serão publicados no caderno de resumos os resumos simples aprovados pela comissão científica do evento. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora do evento.

Os trabalhos devem estar ligados a um dos eixos temáticos abaixo:
  1. Sons, imagens e cenas: história, cultura e linguagens nas relações de produção, circulação e recepção de sujeitos.
  2. Livros didáticos, novas linguagens e ensino: propostas, olhares e prática pedagógica;
  3. Turismo: patrimônio histórico e cultural.
  4. Planejamento e gestão em Turismo.
  5. Turismo e gestão ambiental.
  6. Oralidades e perspectivas interdisciplinares.
  7. Memória, espaço e linguagens.
  8. Sujeitos, experiências e fontes históricas
                                
           Envie o resumo em formato de word e o comprovante de pagamento para o e-mail nupeeunapolis@gmail.com. 
         Abaixo, você encontra um modelo que pode ser utilizado para escrever seu resumo.



Curso de extensão: Fundamentos da pesquisa linguística


INSCRIÇÕES GRATUITAS!

Nosso campus



PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO "PRAZER EM CONHECER: RESULTADOS DE IC NO DEZOITO"

SELEÇÃO ESTAGIÁRIO VOLUNTÁRIO

Click na imagem para ampliar.

Seminário "Prazer em conhecer"

Curso de Libras

Click na imagem para ampliar.

A História em foco: olhares e saberes

Click na imagem para ampliar.

Curso de Extensão em Cinema

Vídeo homenagem aos monitores.

"Homenagem aos monitores da II Semana de Estudos sobre Língua(gem) e Literatura"



Quem somos nós

O Núcleo de Pesquisa e Extensão é um órgão vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias do campus XVIII, Eunápolis, e tem por finalidade incentivar, estruturar, coordenar, sistematizar e divulgar as atividades técnicas, didáticas e científicas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.



COLABORADORES:


E-mail: NUPEXVIII@YAHOO.COM.BR
Contatos:
Geral: (73) 3281-6155 - Ramal 18
Direção: (73) 3261-4065
Financeiro: (73) 3261-4089