as oficinas de elaboração de Projetos: da prática a teoria.




No dia 27 de Agosto, teve inicio no Campus XVIII-Eunápolis, as oficinas de elaboração de Projetos: da prática a teoria, que tem como objetivo “estimular os discentes do departamento a pesquisa, tanto na área teoria como na prática”.

O evento teve inicio às 19 horas, com as palavras da Prof.ª  Mest.  Renata Coppieters Oliveira de Carvalho, que deu uma cordial e calorosa boas vindas para os discentes e docentes presentes no evento e passou para a plateia a programação da oficina que ocorrerá de 27 a 29 de Agosto. Após as palavras de boas vindas da Prof.ª Renata, o Professor Mest. Henderson Carvalho Torres, que saudou a plateia como uma boa noite diferente. O professor Henderson, apresentou a grande importância da pesquisa na universidade, como um dos pontos do triple que toda universidade apresenta- ensino, pesquisa e extensão- no decorre de sua existência no campo da educação, cabe ressalta a importância da produção de pesquisa feita pelos discentes do departamento, pois assim cria um maior vinculo com a comunidade em geral. Logo em segui o Professor André Mello, continuou a oficina falando sobre as questões básicas da metodologia cientifica, e para entendermos melhor sobre o assunto o professor apresentou-nos o documentário: o primeiro computador do mundo, onde vários cientistas estão engajados em descobrir as origens desse computador milenar, ali apresenta os métodos usados para o estudo do objeto descoberto.


O professor André Mello, após o documentário, encerrou com algumas palavras sobre a metodologia que dever se aplicada nas pesquisas – “aquele que vai fundo em suas pesquisas, colherá futuramente bom frutos”, encerrando o primeiro dia da oficina de elaboração de projetos.  





Abertura do Curso de Extensão : Sertão em Cena





No dia 22 de Agosto, às 19 horas ocorreu no Campus XVIII, a abertura do Curso de Extensão: Sertão em Cena. O evento iniciou-se com as boas vindas, proferido pela Prof. Mest. Caroline Lima, que logo, após passou a palavra para o professor e historiador Manoel Neto, um dos produtores do documentário: Feminino Cangaço. O documentário Feminino Cangaço, conta especialmente a história de vida das mulheres do cangaço, as suas influencias no bando e o que isso implicava.

Após a exibição do documentário, foi aberto um bate- papo com o Prof. Manoel Neto, onde ele colocou algumas dificuldades, em produzir o documentário e respondeu algumas perguntas feitas pelos alunos presentes no auditório da Uneb-Campus XVIII. Manoel Neto Apresentou alguns aspectos importantes para quem quer seguir a vida de pesquisador documentarista: trabalho, dedicação, disciplinar e pesquisa.

No encerramento da palestra o Prof. Manoel Neto, deu de presente para o Colegiado de Historia do Departamento do Campus XVIII, uma copia do documentário Feminino Cangaço em DVD. E encerrou a palestra com algumas curiosidades bem divertidas da vida do cangaço.

Galeria de Fotos: 
Recepção e Inscrições para a Palestra.
A profª Mest. Caroline Lima

Professor Manoel Neto
Apresentação do Documentário.
Professor e Historiador Manoel Neto.
Professor Manoel Neto e Professora Caroline Lima.

Auditório da UNEB-Campus XVIII.

Entrega do DVD: Feminino Cangaço, para o Coordenador do Colegiado de História do Campus XVIII, o Profº Charles

SELEÇÃO DE PESQUISADORES VOLUNTÁRIOS


 
Estão abertas as inscrições para voluntários que tenham interesse em participar da pesquisa Análise da produção do conhecimento no curso de Turismo da UNEB/Campus XVIII e sua relação com o processo de ensino aprendizagem.
A pesquisa será coordenada pela professora Clarissa Almeida, tendo como objetivos:
a) Investigar a natureza das produções científicas elaboradas no Curso de Turismo e quantificá-las;
 b) Identificar as pesquisas realizadas no Curso, suas temáticas e a relação com as disciplinas propostas;
c) Investigar, junto aos estudantes, de que forma a pesquisa, além do âmbito dos TCCs e dos relatórios de estágio, contribuiu com seu processo de aprendizado e vida profissional;
d) Avaliar a importância da pesquisa para docentes e discentes do curso, bem como as dificuldades encontradas pelos mesmos para sua realização.
As atividades da pesquisa serão realizadas no próprio Campus e os alunos precisarão dedicar até 08 horas semanais a estas atividades, a partir de suas disponibilidades, recebendo, certificado de participação.
As inscrições poderão ser feitas no NUPE ou AQUI e estão abertas a estudantes de todos os cursos do Campus.
A seleção será realizada no dia 29/08, às 17h, no próprio Departamento, e será realizada por meio de entrevistas.
 

 

 

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS: DA TEORIA À PRATICA.



LOCAL: AUDITORIO DO CAMPUS XVIII - EUNÁPOLIS.




Curso de Extensão é reconhecido e apresentado para professores da 2ª jornada Pedagogica EJA 2013.2.



 

No dia (05) de agosto de 2013 houve no Colégio Municipal Nilza Barbosa, ocorreu a segunda Jornada Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA 213.2), que teve como objetivo promover a integração das diversas áreas de conhecimento deste seguimento escolar. O evento contou com a presença de dos professores atuantes do EJA da rede municipal da cidade de Eunápolis, teve como convidados para participar da mesa redonda, as docentes:  Prof.ª. Mª Aparecida S. do Nascimento, especialista em Métodos de ensino de Ciências Humanas da UESC, Prof.ª Izis Guimarães Muller, Mestranda de cultura na Uesb, e a Profª. Mest. Célia Santana, coordenadora do curso de extensão: Atuação Docente de história no EJA em Eunápolis: passos para a construção da “consciência histórica”, da Uneb campus XVIII.

         Neste evento a Docente Célia Santana, expões os resultados do curso lecionado, que foi a construção de um plano de aula interdisciplinar (letras e historia), a partir do uso de jornais locais para que se pudesse resgatar a memoria municipal.

       Essa atividade foi de extrema importância, pois, possibilitou o trabalho de ensino, pesquisa e extensão. Ressaltando ainda que a maior conquista foi a de integração com a comunidade da Educação básica, lembrando que esta junção poderá ter resultados futuros.

Fotos do Evento:

                       Professores atuantes do EJA da rede municipal da cidade de Eunápolis
                                                 Prof.ª Izis Guimarães Muller, Mestranda de cultura na Uesb.
 

Prof.ª. Mª Aparecida S. do Nascimento, UESC (esquerda) e Profª. Mest.Célia Santana, UNEB (direita).

Da esquerda para a direita: Prof.ª Mª Aparecida S. do Nascimento(UESC), Profª. Mest.Célia Santana(UNEB) e Prof.ª Izis Guimarães Muller (UESB)

Profª. Mest.Célia Santana e alunos participantes do curso de Extensão dada pela mesma.

Coordenadores do Programa de Educação EJA em Eunápolis.















Projeto "Vivências-UNEB" - Inscrições.




     prorrogadas as inscrições para o projeto vivencias

 Inscrições dos discentes: 20 a 21 de Agosto.
 Seleção p/ o Projeto: 22 de Agosto, às 10 horas.

Os discentes interessados em participar deste projeto deverão fazer suas inscrições junto ao NUPE de cada Departamento, através da entrega dos seguintes documentos:

Formulário preenchido, carta de intenções, cópias de histórico escolar, matricula, RG, CPF, PIS/PASEP ou NIT, comprovante de endereço e de espelho de conta corrente, o Currículo Lattes, Termo de Compromisso assinado e uma foto 3x4 recente. Os formulários encontram-se disponíveis on-line na página da UNEB
(www.proex.uneb.br)

 Objetivo Geral
Ampliar a relação entre universidade e as comunidades em situação de vulnerabilidade, prioritariamente próximas aos Campi, através da Extensão Universitária, que de forma participativa buscará responder às demandas locais, envolvendo estudantes, professores, técnicos e a comunidade na troca de saberes  necessários à construção do conhecimento e promoção da cidadania nestas  localidades