Oficinas de Elaboração de Pesquisas, faz Sucesso no Campus XVIII.




Teve termino no dia 29 de agosto, as Oficinas de elaboração de projeto: da prática à teoria, realizadas de 27 a 29 de agosto no campus XVIII-Eunápolis.  As oficinas foram propostas pelo colegiado de turismo e tinham como objetivos orientar, informar e incentivar a prática de pesquisa dos Discentes da UNEB.

A programação contou com a abertura oficial feita pela professora Mest.  Renata Coppieters Oliveira de Carvalho, que deu uma cordial e calorosa boa vinda para os discentes e docentes presentes no evento e apresentou o primeiro convidado da noite, o professor Henderson Carvalho, que falou a respeito da grande importância da pesquisa na universidade, como um dos pontos do tripé que toda universidade deve ter. Em seguida, o encerramento da primeira noite ficou com o professor André Mello, que tratou de metodologias de pesquisa.

Na segunda noite do evento a professora Salete Vieira apresentou o tema Pesquisa em turismo, apresentando para os discentes algumas pesquisas na área, sugestões de periódicos para publicação, instituições com cursos de pós-graduação, etc. Como última oficina da noite, a professora Juliana Alves apresentou para a plateia como produzir resumos segundo as normas da ABNT.

O No último dia, as palestras foram ministradas pelos professores Clarissa Almeida e Wilson Alves. A professora tratou da estrutura de projetos de pesquisas, solucionando dúvidas, dando dicas no processo de elaboração e exemplos de projetos.  Para encerrar o evento, o prof. Wilson Alves apresentou o processo de submissão de projetos ao Comitê de Ética em Pesquisa da UNEB, mostrando todas as etapas que devem ser seguidas, desmistificando e enfatizando que a submissão ao comitê só tem a colaborar com o desenvolvimento das pesquisas na instituição. Ao final do evento os professores mostraram-se muito satisfeitos com a participação ativa do público. A professora Clarissa Almeida, uma das idealizadoras do evento afirmou que as Oficinas foram criadas através das dificuldades dos discentes em construir e elaborar projetos de pesquisas para o TCC. Além disso, a professora Clarissa concorda que a participação dos discentes como dos docentes foi positiva e efetiva.  Já o coordenador do curso de turismo, prof. Henderson Torres, enfatizou que “as oficinas de elaboração de pesquisa, tiveram resultados positivos, pois houver um engajamento entre professores e alunos”. Para os discentes, as oficinas foram de grande importância, pois esclareceram muitas dúvidas em relação à pesquisa em turismo, como falou a discente Fernanda Caló, do 6º semestre de turismo: “Estou cursando o 6º semestre, já comecei o meu projeto de pesquisa, e as oficinas mim ajudaram a perceber o que falta meu projeto, o que posso melhorar no mesmo. E assim poder ter êxito na elaboração do TCC”. “Eu achei as atividades das oficinas bastante positivas, pois apresentou-nos a preocupação dos professores como os Discentes do Campus. Assim incentivando-os a desenvolve pesquisas entre o método científico.” Disse a discente  do 8º semestre de Turismo, Sandra Couto.




Galeria de Fotos

0 comentários:

Postar um comentário