CURSO DE TURISMO CONVIDA PARA DEFESA PÚBLICA DE ALUNOS.

          O Colegiado de Turismo da UNEB XVIII divulgou nesta quinta-feira (31/10) as datas e horários das defesas públicas dos Trabalhos de Conclusão de Curso.
         

IV SEMITUR ESTIMULA A PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E SETOR PÚBLICO PARA A DISCUSSÃO SOBRE O TURISMO SUSTENTÁVEL NA COSTA DO DESCOBRIMENTO.

A UNEB/Campus XVIII sediou, nos dias 25 e 26 de outubro, o IV SEMITUR - Seminário de Turismo da Costa do Descobrimento. O evento foi realizado pelo VI Semestre de Turismo, sob a coordenação da Prof.ª Ms. Salete Vieira, com o apoio do Colegiado do Curso.
Em sua quarta edição, o SEMITUR teve como tema “Gestão de Negócios em Turismo”, propondo o debate de ideias e pesquisas na área, bem como a partilha de conhecimento com a comunidade e o poder público.

Resultado preliminar do Processo Seletivo para Professor Temporário- Campus XVIII.

Foram divulgados os resultados preliminares do processo seletivo para Professores Temporário no Campus XVIII - Eunápolis.
Abaixo os resultados:

5ª Feira de Livros Universitário - EDUNEB.


Reunião do Projeto Vivências 2013.

Retificação da homologação dos candidatos do curso de história (horário de entrevista).

Segue retificação da homologação dos candidatos do curso de história (horário de entrevista), do Campus XVIII.

homologação dos inscritos para o processo seletivo( Professor Temporário).


 Homologação dos inscritos para o processo seletivo simplificado para contratação de professor temporário do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - Campus XVIII- Eunápolis, conforme editais 06, 07 e 08/2013.

Processo Seletivo alunos regulares GESTEC 2014‏.

Informamos que o Programa de Pós Graduação Stricto Sensu Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - Mestrado Profissional GESTEC, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, abre entre os dias 21 de outubro e 14 de novembro de 2013, as inscrições para o processo seletivo de alunos regulares 2014.

Teatro Popular!!!

 
 
 
A   I Jornada de Teatro junto com o IFBA convida toda a população para 2 dias de puro teatro, oficinas, cursos e apresentações.
Acontecerá nos dias  24 e 25 de outubro, nos períodos manhã e tarde, inserida na programação da SNCT - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFBA - Campus Eunápolis.
Não percam!
 
Inscrições pelo site: http://teatroifba.weebly.com/index.html

Novos Cursos de Extensão no Campus XVIII.














Exame revela aumento de cursos com avaliações positivas e Curso de Turismo da Uneb Campus XVIII tem um resultado excelente.






O percentual de cursos com resultado satisfatório no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012 subiu 19,8% em relação a 2009, passando de 48,5% para 68,3% dos cursos. Os dados gerais da avaliação foram apresentados pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, 07, em Brasília.
Entre os vários cursos avaliados destaca-se o ótimo desempenho obtido pelo curso de bacharelado em Turismo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XVIII-Eunápolis que teve conceito 04 numa escala de 0 a 5.
  O Enade funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos. A edição de 2012 concluiu o ciclo que abrange ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins; e os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições de educação superior.
O professor Henderson C. Torres, atual coordenador do curso de Turismo do Campus XVIII, destaca que “essa conquista é de todo o colegiado e só foi possível com o engajamento dos professores e dos alunos.”
Mais informações sobre o exame encontram-se disponíveis pelo site  http://portal.inep.gov.br/

4ª Semana de Turismo em Valença.







Nos dias 26 a 28 de Setembro, foi realizada em Valença a 4ª Semana de Turismo, promovida pelo Curso Técnico de Turismo do Instituto Federal da Bahia –Valença. O evento contou com a presença de várias pessoas e instituições turísticas, dentre eles os discentes do curso de Turismo da UNEB – Campus  XVIII. O evento abordou temas como qualidade no atendimento ao cliente, inclusão e acessibilidade no turismo, contando com a participação do Sr. Júlio Oliveira – Diretor de Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo da Bahia, o qual destacou o foco da acessibilidade nos hotéis e equipamentos turísticos em todo estado; com a pesquisadora Rosana Santana (UNEB – Campus I) que destacou o grande desconhecimento dos empresários em oferecer habitações adaptadas para melhor receber o cliente com deficiência e outros profissionais qualificados da área.




Além disso, houve prática de esportes radicais, festival gastronômico, comemoração do dia do surdo com todas as atividades traduzidas para Libras e diversos minicursos. A Professora Salete Viera destacou o minicurso de Mestre de Cerimonial como de grande relevância para os discentes, tendo em vista a grande necessidade em formar pessoal para administrar o cerimonial no Campus. Todos os docentes presentes destacaram a última atividade do evento, o “city tour ilhas” no qual se percorreu de lancha as ilhas de Morro de São Paulo, Boipeba e Cairu conhecendo o acervo cultural-histórico do séc. XVII, as belezas naturais e as potencialidades locais com o turismo náutico. 


A participação dos alunos de turismo neste evento proporcionou  diversas contribuições, tais como maior integração entre os alunos, conhecimento de outra região turística “a Costa do Dendê”, e foi possível também perceber as deficiências e potencialidades da região e aprender com elas. Além disso, houve uma maior integração entre as instituições que pensam e discutem sobre a atividade turística na Bahia, foi o que afirmaram os docentes André Blanco, Clarissa Almeida e Renata Coppieters. Além disso, este evento serviu como vitrine para divulgar o IV SEMITUR a ser realizado no Campus XVIII nos dias 25 e 26 de outubro do corrente ano.

IV SEMITUR - Seminário de Turismo da Costa do Descobrimento.

     
          O IV SEMITUR – Seminário de Turismo da Costa do Descobrimento com o tema “Gestão de Negócios em Turismo” se propõe a fortalecer o debate de ideias e pesquisas, e partilhar conhecimento com a comunidade e o poder público, frutos de experiências educativas diversas, para que se torne estímulo ao trabalho técnico - pedagógico que vem sendo construído no departamento XVIII – UNEB de Eunápolis, cuja proposta vem desde a realização do I SEMITUR, acerca da importância do Turismo como vetor de desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental, apresentando-se como fator transformador da região onde o curso de Turismo se encontra inserido. 

Inscrições pelo Site: semituruneb18.webnode.com

A história da História.