Arraiá dus dizoito.

A proposta do evento partiu da Disciplina de Turismo Gestão de Bares, Restaurantes e Similares & Bebidas, ministradas pela docente Tatiane Melo, com o objetivo de utilizar das tradições juninas para montar barracas de bebida e comida típicas, e utilizar como proposta de avaliação. A ideia tomou proporção maior envolvendo docentes, discentes e funcionários do XVIII.

Docentes do XVIII
Momento da quadrilha 
Vereador Lucas Leite e sua Esposa 
Para Sandra Couto discente do curso de Turismo, "a elaboração do projeto foi trabalhoso, pois tivemos que buscar patrocínios, parcerias, vender rifas, contar com a contribuição dos docentes e funcionários, o resultado foi positivo."
Tivemos dois ambientes no evento, boate, e o festejo do arraiá, com quadrilha, comidas e bebidas típicas, três bandas garantiram a diversão Kizomba, Hotel Califórnia e Branco dos teclados.
O evento contou com a participação da comunidade Acadêmica e Eunapolitana, com a presença do Vereador Lucas Leite, o qual contribuiu para realização do evento, que foi um sucesso e marca a história do XVIII nos festejos junino de 2014.



Você sabe o que é plagio? Quem nunca plagiou? Como não plagiar, se Bakhtin diz que tudo é um já dito?

Nem tudo que parece é: entenda o que é plágio, é uma cartilha. Essa leitura deveria ser uma tarefa indispensável para todos acadêmicos. Obra produzida pela comissão de avaliação de casos de autoria, da Universidade Federal Fluminense, com apenas 10 páginas, os autores Guilherme Nery (Presidente) Ana Paula Bragaglia, Flávia Clemente, Suzana Barbosa abordam de forma lúdica a temática do plágio, seus três tipos e os códigos de leis civil e penal para quem pratica esse ato criminal.
Não basta conceituar o que é plagio, é preciso dar exemplo de como isso é configurado. Em todos os tipos que são: integral, parcial e conceitual, os autores vão apontando como o aluno utiliza ideias e conceitos que não são seus para fazer trabalhos acadêmicos. Ressaltam também como o professor consegue perceber o uso indevido de ideias apropriadas pelos alunos.
Sabemos que a produção acadêmica não é tarefa nada fácil, como afirma Bakhtin (1895-1975), filosofo Russo revolucionou a teoria da linguística do século XX, dedicou seus estudos a analise da linguagem, literatura e arte. Em que Bakhtin (2000). No dialogismo, compreendemos como espaço interacional entre o “eu” e o “tu“. Entre o “eu” e o “outro” na construção do discurso sobre o dialogismo e a polifonia do “já dito”.  Tudo é um já dito. Então, como produzir um texto autêntico sem apropriar de ideias e conceitos de outros? Isso também você vai encontrar lendo essa cartilha.
Outro ponto importante abordado pelos autores é os seis tipos de licença para uso de autorias. Essas licenças estão disponibilizadas em forma de modelo “autoria comum” e em oposição a “todos direitos reservados”. Os autores ainda discutem como esses modelos estão sendo adaptados à Legislação Brasileira.
Ficou curioso? Entre no link e faça o seu download, e boa leitura. Não se esqueça de responder nossa enquete


                                                    cartilha sobre plágio