SEMANA DE TURISMO CRIATIVO - 1° EXPERIMENTO





Produção do 1° experimento criativo turismo/Uneb


A Semana de Turismo Criativo - 1º Experimento, foi uma proposta do Colegiado de Turismo realizada entre os dias 28 de julho a 01 de agosto no Campus XVIII. As docentes do Colegiado de Turismo Mayne Santos e Ana Paula Feitosa afirmam que a proposta inicial é realizar uma semana de atividades, oficinas e palestras. Essas atividades, segundo elas, irão agregar, interagir, criar e experimentar. A abertura foi marcada com um café da manhã, músicas, produção e organização das oficinas que acontecerão durante toda a semana. 
O evento irá concretizar uma sala dos cinco sentidos, onde serão realizadas danças, desfiles e grupos temáticos. Para a aluna Marcela Sandes, do I semestre de Turismo, o evento dará a possibilidade de “ver o resultado da sua produção acadêmica ser compartilhado, socializado com outros”.
A noite de abertura do evento contou com a apresentação do discente Fernando, I semestre, que encantou o público cantando uma música de sua autoria. A Semana de Turismo Criativo foi marcada pela presença de muitos convidados, houve a presença dos representantes do Movimento Sem Terra, da Universidade Aberta para Terceira Idade e  de Enivaldo Piloto do Sebrae de Porto Seguro, que  apresentou o projeto "Território criativo”  voltado para a cultura da arte da região. 
Além disso, houve a apresentação da artesã Célia, que deu uma verdadeira aula de como utilizar o turismo alternativo para garantir a renda e produzir artesanato. Karajú, pesquisador que desenvolve turismo com temáticas indígenas, refletiu um pouco sobre a presença da seleção da Alemanha no Território do Descobrimento e como isso refletirá no turismo da região. O pesquisador aproveitou o momento para convidar a comunidade acadêmica para assistir os jogos indígenas que acontecerão entre os dias 04 a 08 de setembro de 2014. 
O segundo dia da atividade foi marcado pela presença do discente de Turismo Carlos Luis, que recentemente retornou de um intercâmbio na Suíça. O discente participou de uma mesa redonda, onde pôde trocar experiências de suas vivências em um país estrangeiro. Carlos falou sobre o transporte, religião, comida e das dificuldades de conviver com o outro, reafirmando as ideias da docente Ana Paula Feitosa, a qual expôs que isso implica tolerância. 
Em seguida, houve a partilha do projeto "Se plante” que envolve o contato com a natureza e o autoconhecimento, com a preparação dos chás e suas propriedades.  Logo após, os alunos  trocaram experiências com relatos de quem passou pela transição de assumir seus cabelos naturais. Para encerrar as atividades, a turma de turismo ofertou uma oficina de dreads e de turbantes, ao som de uma música relaxante e de vídeos temáticos.    


Fernando, I semestre de Turismo



0 comentários: