II SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - SINTEPE



              O II SINTEPE é um evento para a apresentação de resultados de pesquisas, de projetos em andamento e a serem desenvolvidos, além de relatórios de experiências do curso de extensão oferecidos pela comunidade acadêmica do Campus XVIII e das instituições de ensino superior da região. O evento integra as áreas relacionadas aos quatro cursos de graduação do campus: Administração, História, Letras e Turismo além dos dois cursos da Pós- graduação.     
            Para a conferência de abertura, que será no dia 05/11/2014 (quarta-feira) as 19h:30min. teremos o Prof. Dr. Antônio Mateus Soares (UFSB). O palestrante falará sobre as “Demandas contemporâneas da tríade acadêmica”. Na manhã do dia 06/11/2014 teremos as apresentações de trabalho orais e mesa redonda com a temática “Ações afirmativas: diálogando ensino, pesquisa e extensão” convidados Prof. Dr. Francisco Carlos (UESB) e Prof.ª. Me. Lídia Cunha (UESB), no período vespertino serão ofertados os minicursos e oficinas e para a noite mesa-redonda “Ensino, interdisciplinaridade e docência universitária”.
            Seguindo com a programação no dia 07/11/2014 (sexta-feira), no período matutino teremos os eixos temáticos onde serão apresentadas as comunicações orais e no vespertino diversos minicursos. Para a conferencia final com o tema “Pesquisa e Pós- Graduação na UNEB” o convidado é o Pró-reitor da PPG/UNEB o Prof. PhD. Atson Fernandes. Em seguida teremos o lançamento do livro “Desenvolvimento e empreendedorismo afro- brasileiro: desafio histórico e perspectiva para o século XXI” convidado Dr. João Carlos Nogueira.
            A comissão organizadora convida a professores, pesquisadores e estudantes de todas as áreas, bem como demais interessados, a participarem do II SINTEPE nas diversas atividades programadas, Oficinas e minicursos.
            Maiores informações/inscrições podem ser feita no endereço eletrônico ou no protocolo do Departamento situado à Av: Jonas Fadini, 300 Stela Reis, Eunápolis- Ba / (73) 32614065   

Fotos

Curso de Educação Patrimonial/ Formação de Multiplicadores

Equipe de arquélogos com comunidade local e Acadêmica do XVIII 

O curso Educação Patrimonial oferecido no Campus XVIII no dia 04 de outubro 2014 foi realizado com enorme sucesso! Ele foi direcionado à toda comunidade da Costa do Descobrimento, especificamente aos educadores, com propósito de formar multiplicadores e trabalhar com as ações educativas da cultura local. Um dos objetivos era introduzir projetos interdisciplinares que dialoguem com as disciplinas curriculares, com o propósito de valorização do patrimônio cultural.
O curso faz parte do projeto de Prospecção Arqueológica e Educação Patrimonial nas áreas das Entr. Duplicação da rodovia BR 101/BA trecho div. SE/BA, que visa desenvolver o entendimento sobre Patrimônio Cultural, com intuito de mediação à identificação do patrimônio, a preservação da memória cultural e a apropriação da história e da cultura. A equipe de ministrantes foi composta pelos arqueólogos Bernardo Marques, Rafael Deminicis e Vaderlise Barão, que passaram valores sobre a importância de se preservar a natureza, visto que ela faz parte do patrimônio natural e de identificar os bens culturais, deslocando do particular para o coletivo e trazendo para o centro de discussões questões importantíssimas sobre o resgate das lendas, danças, músicas e artesanatos produzidos por comunidades quilombolas e indígenas.

Os participantes também realizaram diversas atividades como a catalogação de dados simulando uma atividade de campo. Para o discente Airton S. Freitas, estudante do curso de História, a Educação Patrimonial “parte de um principio que é levar aos sujeitos, sejam eles crianças e/ou adultos a um processo ativo de conhecimento, preservação e valorização de sua herança cultural, promovendo a geração e a produção de novos conhecimentos para sua formação cultural, pois só se aprende a gostar e a cuidar, daquilo que conhecemos, por isso é tão importante essa troca de saberes”.