II Semana de Integração Acadêmica do Dezoito (SIAD)

Prof.ª Dr. Joceneide Cunha no auditório Campus XVIII
O Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão - (NUPE) do Campus XVIII, pensando na integração dos novos universitários, preparou as atividades acadêmicas da II Semana de Integração do Dezoito.  Na manhã de 26 de março de 2015, o auditório foi ocupado pelos alunos de História e Administração e ex- calouros para receberem maiores informações a respeito do Ensino, Pesquisa e Extensão que são os pilares que sustentam a Universidade UNEB.
A abertura contou com a presença da Prof.ª Diretora Mª Jacilda Laurentino e a Prof.ª Coord. do (NUPE) Juliana Alves, que apresentaram a programação do SIAD. Após a abertura, a Prof.ª Dr. Joceneide Cunha apresentou relatos da sua experiência enquanto discente e falou da importância  de participar da pesquisa dentro da universidade. Sua pesquisa está voltada para a temática da escravidão do negro e índio da Costa do Descobrimento.
Para a Universitária Jamilly Laureano, sua experiência com a Iniciação cientifica foi muito além dos domínios dos gêneros acadêmicos produzidos durante os sete meses de trabalho. Ela relatou como foi viajar para apresentar trabalhos nos eventos mais cogitados do curso de História, e narrou como conseguiu as fontes de sua pesquisa e qual a metodologia foi utilizada.
O Prof. Wilson Alves de Araújo com esclarecimento sobre a submissão das pesquisas ao Comitê de Ética e Pesquisa, seus riscos e benefícios e como acessar a Plataforma Brasil instruindo passo a passo o seu acesso.
Dando continuidade à programação do SIAD, no período da tarde, o Coord. Emerson Tadeu fez a recepção, dando boas vindas aos presentes e a Prof.ª.  Irlena Moreira Lopes de Sousa apresentaram o projeto de pesquisa de Iniciação Científica "O Espaço da crítica Textual nas Obras de Adonias Aguilar Filho". A Prof.ª esclareceu a origem, a prática e a importância da Iniciação Científica para os alunos de graduação e as suas orientandas Kèlly Muniz e Amanda Kerolainy que contaram suas experiências como pesquisadoras e estudiosas do tema.
Em sequência, a Prof.ª Valdete Bastos expôs sobre a monitoria e seu relevante papel para o graduando e contou sobre sua experiência acadêmica, apresentando os projetos de monitoria e que estão em andamento como, por exemplo, a Biodança, que despertou interesse dos presentes.
No relato de experiência, os discentes Marcos Aurélio Ferreira de Assis e Eli Neves de Assis, apresentaram como foi participar do curso de extensão “O uso de Web Sites e Softwares Educativos com Interfase para o Ensino na Educação Básica”  desenvolvido em parceria com a Prof.ª Vânia  Rita Donadio Araújo e com o coord. Prof. Gilberto Pereira Fernandes. Em seu diálogo, eles  registraram o desafio do professor de buscar novos conhecimentos, para agregar os recursos tecnológicos à aula, buscando satisfazer as necessidades do aluno no contexto atual e mantendo-se atualizado. Já para Evely Lorena Lisboa Almeida que trabalhou com o projeto “Alfabetização que transforma: construindo cidadania através da integração social” que resume sua experiência em satisfação em contribuir para a formação da terceira idade.   





0 comentários:

Postar um comentário