CURSO DE EXTENSÃO: Oficina de Língua Portuguesa

PROJETO DE EXTENSÃO:O uso de Web Sites e Softwares educativos como interface para o ensino na Educação Básica – Oficina EJA



Alunos da UNEB e Professores regentes na rede pública e privada que atuam na EJA. Estão abertas as inscrições da “Oficina de Língua Portuguesa”. Coordenado pela Prof.ª Vânia Rita Donadio Araújo e o Prof.º Gilberto Pereira Fernandes.
O presente projeto de intervenção surgiu do interesse de dois profissionais da educação, em parceria com o Campus XVII - UNEB, focados no uso de novas tecnologias. Trazemos estratégias de ensino/aprendizagem desenvolvidas a partir de Websites e Softwares Educacionais para serem utilizadas nas aulas das disciplinas: Língua portuguesa, Língua Inglesa, Redação, Educação Física, Educação Artística, História, Geografia, Ciências,  Matemática e EJA para professores da Educação Básica. O Projeto tem carga horária total de 480 horas, divido em oficinas de 80 horas com a seguinte ordem: inglês, língua portuguesa, história, artes, geografia, ciências e matemática, leitura e produção digital. Neste semestre teremos a Oficina de Língua Portuguesa. Uma vez que o projeto pretende desenvolver as habilidades de uso das ferramentas da WEB e SOFTWARES, serão aulas teóricas, de atividades práticas e online e off-line.
A máquina servirá como um instrumento para realçar a ação do professor, tanto para o aspecto positivo como negativo. Além da máquina, estará sempre o aluno. Se o professor for bom, o benefício será bom para o aluno; se for ruim, o prejuízo também será enorme. O desafio para o professor será encontrar novas maneiras de utilizar esses recursos tecnológicos em benefício da aprendizagem. (LEFFA 1998, p. 23).
Fazer uso de web sites e softwares educacionais e desenvolver estratégias de ensino dessa tecnologia por professores da educação básica.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 04 a 08 de maio de 2015
LOCAL: protocolo da UNEB das 08:00 às 12:00h e  14:00 às 18:00h
DATA DE INICIO DO PROJETO: 22 de maio de 2015
HORÁRIO DA OFICINA – EJA :13:30h às 17:00h
AULAS E DIA: quinzenal – segunda e sexta-feira (intercalando oficinas de construção na UNEB e de atividades de postagem online)
LOCAL DAS AULAS: laboratório de informática da UNEB, laboratório das escolas quando agendado.
Será concedido certificado 80 horas no término de cada Oficina.










Ato de lançamento do 1° mapeamento cultural da cidade de Eunápolis na câmara dos vereadores.

UNEB/XVIII descobre e reconhece talentos da cultura local
Anselmo Farias, Profª Dr. Vanusa Mascarenhas, Profª Adail Brito, Mãe Luziene, Sumário Santana
Aconteceu, na manhã do dia 16 de abril de 2015, no auditório da Câmara dos Vereadores de Eunápolis, o 1° mapeamento cultural. É um ato que faz parte das ações das políticas públicas nacionais, pensado em parceria com o Departamento Municipal de Cultura de Eunápolis, o Ponto de Cultura Viola do Bolso e a Universidade do Estado da Bahia-UNEB/XVIII.
No evento, fez-se presente a Prof.ª Adail Brito, representando a Secretaria Municipal de Cultura de Eunápolis, a Prof.ª Drª. Vanusa Mascarenhas, representando a UNEB/XVIII, o coord. do projeto Viola de Bolso, Anselmo Farias, Sumário Santana do Departamento de Cultura de Eunápolis, Mãe Luziene, representando a cultura Afro de matriz “Logun Edé”. A abertura do evento foi com a poetisa Rosângela Nascimento, com um poema "O que é Cultura?" ao toque do berimbau.
A importância desse ato justifica-se porque o projeto faz parte de uma política das ações públicas no Brasil como um todo. Sendo assim, soma com a sociedade civil, artistas, produtores de culturas, dialogando com o teatro, copeira, dança e esporte. O espaço Viola do Bolso e a UNEB propõem uma aliança com a cultura, à qual atribui as ações, para os próximos 10 anos, com a arte e a educação, reconhecendo e valorizando a arte, no espaço da escola.
A Profª. Drª. Vanusa Mascarenhas ressalta que, enquanto Universidade Pública, a UNEB Campus Eunápolis tem como destaque a vocação cultural, envolvendo os cursos de graduação em Letras, Turismo, Administração, Historia e a Pós – Graduação em Estudos Transdisciplinares em Cultura e Linguística Aplicada, que mobilizam outros espaços da Costa do Descobrimento. O mapeamento dá existência constitucional. Toda informação é bem vinda e o papel da UNEB, com a parceria com o Reitor,  Prof. José Bites e a Prof.ª Mª. Jacilda Laurentino, é muito importante.
Além de conhecer a realidade cultural da nossa cidade, o projeto visa localizar, identificar e registrar os artistas, grupos e comunidades culturais, gerando dados para estudos científicos para produção de conhecimento. E os critérios para identificar os produtores de cultura serão o reconhecimento da comunidade e a autodeclaração.
A participação de toda a comunidade no Conselho Nacional de Cultura, é de grande relevância, visto que, ao propor  diálogos e refletir ações que contemplem o coletivo, traz benefícios para a comunidade. Os organizadores estão de parabéns pela importância e dimensão do projeto. 

Para maiores informações sobre o Projeto:
Pós- Graduação em Estudos Transdisciplinares em Cultura
Vanusa Mascarenhas Santos
van_masc@yahoo.com.br
Tel.: (73) 3281-6155



AGENDA DO DEZOITO.

Exposição "Um Príncipe na Capitania de Porto Seguro"

22 de abril, às 16 horas, no Museu de Porto Seguro, durante a programação da Semana do Descobrimento.



SEMINÁRIO 

EUNÁPOLIS: Práticas e perspectivas para o Turismo

24 de abril 2015 (sexta-feira), 19:00 às 21:00 horas 




2° CICLO DE SEMINÁRIOS SALVE A CAPOEIRA 

 25 de abril de 2015 (sábado),  das 08 às 19:30 horas. 





Para maiores informações:

Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPE
Juliana Alves dos Santos
E-mail: jualves@uneb.br 
Tel.: (73) 3281-6155    
Universidade do Estado da Bahia
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT – Campus XVIII
Avenida Jonas David Fadini, n° 300 – Estela Reis, Eunápolis – BA.
CEP: 45.823-900






A CALOURADA UNIFICADA DA UNEB 2015.1 FOI UM SUCESSO!


Abertura com a banda Bragui
Aconteceu, na última sexta feira (10/04),a Calourada Unificada da Universidade do Estado da Bahia 2015.1, planejada pelos Diretórios Acadêmicos de Letras, Turismo, História e Administração, juntamente com a direção do Campus XVIII. O evento cultural foi pensado para integrar os calouros e os veteranos, fortalecer os diretórios, bem como para proporcionar a  reflexão sobre como é vivenciar os vários aspectos da universidade pública. 
A UNEB/XVIII realizou o acolhimento dos novos universitários desde o dia 26 de março, ao preparar a II Semana de Integração do Dezoito (SIAD) para a jornada acadêmica, quando houve palestras, mesa redonda, e apresentação do Campus para os novos acadêmicos.
No entanto, as boas vindas continuaram, na sexta-feira (10/04). A participação das comunidades locais em sintonia com as atrações agitaram a festa, que começou por volta das 20h.
Quem esteve presente na Calourada unificada 2015.1 foi contemplado com uma diversidade cultural, que começou com recitais de poesias de autores da região e continuou no intervalo de cada banda.
As atrações que agitaram a galera contaram com uma miscelânea de ritmos, que foi do Rap do MC Bragui e do Rap/Hip Hop do MC DK, ao clássico Rock in rol das bandas DR. Gonzo e Os Penetras, passando pelo regionalismo da banda Estrovenga, o Britpop da Banda Audiobox, e o Pop/rock/reggae da banda Hey Brother.
Segundo os organizadores, as expectativas foram superadas, tendo em vista tanto a organização do evento quanto a responsabilidade das pessoas que se fizeram presentes, mostrando que a Universidade Pública é, de fato, o ambiente da unificação e integração.
Ficaremos aguardando as próximas!





COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA

1 Plataforma Brasil Tutorial
Documento 1
Documento 2
Documento 3
Documento 4
Documento 5
Documento 6

2 Termos Individualizados em Word
Termo 1
Termo 2
Termo 3
Termo 4
Termo 5
Termo 6
Termo 7
Termo 8

3 Documentos Relacionados a Pesquisa Envolvendo Menores
Documento 1 Estatuto da Criança e do Adolescente
Exemplo 2- T.C.L.E Responsável Pelo Menor
Exemplo 3- Termo de Assentimento do Menor

4 Documentos relacionados a Pesquisa em Área Indígenas
Documento 1
Documento 2
Documento 3

5 Apresentação de Relatório
Documento 1
Documento 2
Documento 3

6 Submissão de Emenda
Documento 1

7 T.C.L.E
Documento 1
Documento 2
Documento 3
Documento 4

8 Termo de Concessão
Documento 1

9 Definição da Instituição Proponente e Coparticipante
Documento 1

10 Norma Operacional
Documento 1

11 Necessidade de apreciação do T.C.C
Documento 1

12 Resolução 466
Documento 1

13 Contato C.E.P/UNEB e CONEP
Documento 1



INSCRIÇÃO PARA MINISTRAR MINICURSO DA CALOURADA

No laboratório de História do Campus XVIII, os veteranos e os representantes dos Diretórios acadêmicos (D.A’s) de Letras, Turismo, Administração e História reuniram no dia 10 de março 2015, para formar comissões para a recepção dos calouros 2015.1.
A decisão final foi recepcionar os novos universitários com minicursos e oficinas. As inscrições para quem deseja ministrar oficina e minicurso já estão abertas, tem que preencher o formulário de inscrição. Para os ministrantes,  o Núcleo de Pesquisa (NUPE) emitirá certificado.   
Quanto a festa está programada para contemplar a diversidade de Hits, com bandas da região como, por exemplo: Estrovenga, Os penetras, Dr. Gonzo, além de sarau e comes e bebes. A calourada unificada será aberta a toda comunidade.
O ingresso da entrada é um valor simbólico de 2,00 R$. O evento promete sorteio de prêmios e o dinheiro será utilizado na manutenção dos D.A’ s.
Será realizada no dia 10 de abril 2015, o local do evento será  no próprio Campus XVIII na  Av: Joana Fadini, nº 300 Stela Reis,  a partir das 19:00 hs.