NAPE Promove "Minicurso de Leitura e Produção Textual"

Aconteceu na UNEB, Campus XVIII Eunápolis, durante o período de 07 a 10 de dezembro, o curso de Leitura e Produção textual, em suas várias abordagens, por iniciativa do Núcleo de Atendimento Psicossocial ao Estudante – NAPE.
Buscando cumprir seu papel de apoio, nas diversas áreas do conhecimento, o NAPE promoveu este encontro com a finalidade de aperfeiçoar a produção do conhecimento entre a aplicabilidade da língua, em suas diversas formas de comunicação, para os alunos dos cursos que fazem parte do Departamento. O curso, ministrado pelas Professoras Irlena Moreira Lopes, Lícia da Silva Sobral e Lilian Marilac Peixoto, buscando atender tão vasta área, em suas nuances, foi dividido em diferentes etapas: Memória, Leitura, Compreensão e Interpretação e Gêneros Textuais.
Observando o quanto o alunado tornou-se papel preponderante para que o curso obtivesse êxito, decidimos que a primeira semana de aula de 01 a 05 de fevereiro continuará com o trabalho proposto, voltado para escrita e suas possibilidades.












COMUNICADO - FÓRUM DE DIRETORES

I Simpósio de Cultua Afro-brasileiro: Diálogos e Debates África Brasil (I-SICAB)


Acontecerá nos dias 28 de setembro a 02 de outubro de 2015, na UNEB/XVIII, o I Simpósio de Cultura Afro-brasileiro: Diálogos e Debates África Brasil (I-SICAB), que tem como objetivo fomentar debates na área da cultura, tendo como enfoque principal a Cultura dos povos africanos no Brasil. O espaço será utilizado como mais território de luta e combate ao racismo e intolerância que ainda vigora no Brasil. O evento será um locus de difusão/REFLEXÃO dos saberes e praticas deixado como herança por africanos e afrodescendentes que contribuíram para formação social, politica e cultural do Brasil. Mais informações: http://isicab.blogspot.com.br/

Estudantes das universidades estaduais devem confirmar dados até sexta (21)

 

Os estudantes da UNEB e das demais universidades estaduais baianas (UEFS, UESB e UESC) devem confirmar seus dados até esta sexta-feira (21) para garantir participação no Programa Estadual de Permanência Estudantil.
As informações irão subsidiar a implantação do Programa, que visa assegurar a permanência dos estudantes nas universidades e a conclusão do curso, dando o apoio necessário para transporte, alimentação e moradia. A partir do levantamento e comprovação das informações dos estudantes, serão definidos os critérios para as próximas etapas de inscrição e seleção, assim como quantitativos de bolsas a serem disponibilizadas.
A ação contempla nove mil estudantes que receberam cartas da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e cujos pais estão inscritos no Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os estudantes que não receberem a carta e apresentam dificuldades para se manter, podem dirigir-se à prefeitura de sua cidade e solicitar o cadastro no CadÚnico.

CadÚnico
O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no País. Sua base de informações pode ser usada pelos governos municipais, estaduais e federal, para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas.
Confirme seus dados aqui.

Atenciosamente,

I Fórum Social da Universidade Federal do Sul da Bahia/UFSB dialoga com a comunidade da Costa do Descobrimento



Composição da mesa: Universidade e Sociedade em Diálogo - diversidades, inclusão e equidade
Aconteceu, nos dias 07 e 08 de agosto de 2015, no auditório do campus Sosígenes Costa, o I Fórum Social da Universidade Federal do Sul da Bahia/UFSB, com o propósito de dialogo entre universidade e sociedade. Foram mais de mil pessoas no evento, que contou com a presença de acadêmicos, representantes da sociedade civil organizada e movimentos sociais. A princípio, esse encontro foi preparatório para escolha de representantes nos segmentos sociais que irão pensar ações em conjunto com a UFSB.
No período da manhã, a abertura cultural foi com apresentação de dança e música indígena da Aldeia Nova Coroa e Afro As Nagô e três atos de música clássica. Em seguida, a mesa redonda foi composta na  fala do  Professor Naomar de Almeida Filho/ reitor da UFSB, que ressaltou a importância da Pesquisa, Ensino e Extensão com investimento no novo modelo de educação em ciclo Interdisciplinar. Durante a formação da mesa, houve um ato de intervenção dos estudantes cobrando um diálogo interno. O ato foi recebido pelos presentes como legítimo e democrático exemplo de liberdade de expressão. 
Logo depois, a Diretora da UNEB/XVIII, Maria Jacilda, representando o Magnifico Reitor José Bites, destacou a parceria ente 
UNEB e UFSB, afirmando que “
A Costa do Descobrimento foi, por longo período, carente de um investimento em educação de qualidade. Sendo assim, o projeto da UFSB honra os precedentes e presenteia com diálogos os que já aqui estão. Portanto estamos prontos para dialogar”. A mesma relembrou a questão da sede própria do Campus XVIII e também da conquista da universidade por ter saído de um espaço elitizado, e finaliza sua fala com uma palavra de acolhimento!
 No período da tarde, ainda do primeiro dia, aconteceram oficinas, rodas de diálogo e atividades autogestionadas dos segmentos sociais. Os assuntos debatidos giraram em torno das temáticas: educação, comunidades indígenas e Afros, movimentos sociais, organização da juventude, dos trabalhadores, dos empresários e organizações religiosas. No total foram 13 salas em atividades.
 A programação seguiu com audiência pública da UFSB, curso do segundo e terceiro ciclo, adoção do nome social da UFSB, projeto Arquitetônico e Urbanístico do Campus Jorge Amado/ Itabuna, Programa Interdisciplinar de Formação de Professores para Educação Básica.
Dando continuidade às atividades, no dia seguinte, os quatro auditórios foram preenchidos com conferências temáticas, agora voltadas para o desenvolvimento regional e sustentabilidade das águas, Mata Atlântica e Empreendimentos de Impacto.  
 No auditório 4, com os temas saúde, habitação, educação, mobilidade e segurança, o Professor Dr. Francisco  Cancela (UNEB/XVIII), o Professor Rafael Patiño (UFSB) e o Professor Edson Kayapó (IFBA)  compuseram a mesa, juntamente com representantes jovens da comunidade indígena e do movimento Jovem do campo,  com diálogo direcionado para ações, intervenção e desconstrução do colonialismo na Costa do Descobrimento.
 À tarde, foi dada a continuidade das oficinas dos segmentos sociais, do dia anterior e eleição para representantes para a etapa geral do Fórum Social da UFSB.
A participação foi aberta a todos os cidadãos!




COMUNICADO

Prezad@s,
Segue comunicado do SINTEST referente à paralisação no período de 11 à 14 de agosto. Os técnicos do Campus XVIII - Eunápolis apoiam e aderem ao movimento da categoria.

UNEB informa sobre o retorno das atividades do semestre 2015.1

Com o final da greve docente, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) convoca a comunidade para o retorno de todas as atividades acadêmicas no dia 10 de agosto.
A retomada das atividades assegura a continuidade do semestre letivo de 2015.1, cuja proposta de calendário acadêmico deverá considerar os seguintes princípios:
• Garantia dos 100 dias letivos legalmente estabelecidos;
• Envidar esforços para assegurar o recesso dos docentes e discentes no mês de janeiro/2016;
• Aprovação do calendário integral (2015.1) pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), conforme Estatuto vigente.
A UNEB recomenda que o retorno do semestre deve contemplar adequações pedagógicas em função das especificidades de algumas atividades, a exemplo de Estágio Curricular Supervisionado e TCC, para as quais a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) emitirá orientações específicas.
A Universidade orienta ainda que os Colegiados de Cursos/Departamentos discutam com prioridade os encaminhamentos adequados à viabilidade dos projetos político-pedagógicos dos Cursos, sem perder de vista os princípios formativos ali estabelecidos, evitando-se a realização de atividades de caráter avaliativo na primeira semana.

Reitoria da Universidade do Estado da Bahia

ESTÁGIO DE NÍVEL SUPERIOR / 02 VAGAS

A Diretora do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – Campus XVIII/Eunápolis, professora Maria Jacilda da Silva Farias Laurindo, no uso de suas atribuições legais, torna público que estão abertas as inscrições para ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL SUPERIOR, conforme decreto n° 11.342 de 1° de dezembro de 2008, considerando os critérios e normas abaixo:
VALOR DA BOLSA: R$ 455,00 (quatrocentos e cinquenta e cinco reais), acrescido de vale transporte.
QUANTIDADE DE VAGAS :  01  (uma)  das 14:00 as 18:00h ; 01(uma) noturno 17 :00 as 21:00 h
1. INSCRIÇÃO: As inscrições deverão ser feitas no setor de Protocolo do Departamento, no período de 06/08/2015 á 14/08/2015, no horário de expediente.
2. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar:
· Declaração por escrito (Termo de compromisso) no qual se registre, sem prejuízo da carga horária prevista para as atividades curriculares obrigatórias, a disponibilidade de tempo para desenvolver suas funções como estagiário, conforme modelo disponibilizado no setor do Protocolo da UNEB;
· Declaração de que não usufrui de outras modalidades de bolsa ou auxílio financeiro (modelo no setor do Protocolo da UNEB);
 · Comprovante de matrícula e histórico escolar disponibilizados pela Secretaria Acadêmica da Instituição de Ensino Superior;
· Curriculum vitae;
· Xerox dos documentos: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Título de leitor; · Comprovante de residência;
· Comprovante original de conta bancária no Banco do Brasil (espelho dos dados da conta corrente);
· Carteira de trabalho (original e Xerox da primeira folha).
3. SELEÇÃO: Entrevista e prova escrita, realizadas nas dependências do DCHT – Campus XVIII, no dia 20 de Agosto de 2015 às 15h.
4. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS: O resultado será divulgado até o dia 25 de agosto de 2015. 5. ASSINATURA DE CONTRATO: Na formalização do contrato, o candidato deverá apresentar:
· Carteira de trabalho (original e Xerox da primeira folha).
· Comprovante original de conta bancária no Banco do Brasil (espelho dos dados da conta corrente);
· Comprovante de residência;
 · Comprovante de matrícula e histórico escolar disponibilizados pela Secretaria Acadêmica da Instituição de Ensino Superior; Eunápolis, 06 de Agosto de 2015.

O Curso de Administração

O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, Campus XVIII, da UNEB propõe um Curso de Administração de formação generalista, humanística, técnica e crítico-reflexiva, potencializando a cultura e o desenvolvimento científico da região onde se insere. Busca fomentar a inovação na escala de valores imanentes ao acúmulo cultural de nosso país, pela observância crítica da ciência da administração, assim propõe-se ao desafio de ser um curso moderno e dinâmico.
O Curso de Administração da UNEB buscará o preparo multidisciplinar do profissional com uma visão teórica e qualificada de administrador mais competente, dinâmico, humano e criativo. Paralelamente, o curso também se propõe a oferecer condições para o desenvolvimento de aptidão prática do profissional de acordo, especialmente, com as transformações no campo da tecnologia e do processo de trabalho.
Como escopo principal, o Curso visa desenvolver a capacidade crítica e analítica dos alunos, estimulando sua criatividade e tornando-os aptos a criar seu espaço no mercado de trabalho e na sociedade brasileira, explorando a situação estratégica de seu campo de atuação. O curso forma o profissional (título de Bacharel em Administração) qualificado e o estimula a atuar de diversas maneiras: assumindo cargos elevados na hierarquia empresarial; adotando uma postura empreendedora; atuando na gestão de organizações públicas; na gestão de organizações sociais; ou ainda como consultor destas.
Para tanto, é necessário proporcionar oportunidade para desenvolver capacidade de raciocínio abstrato que reflita a heterogeneidade das demandas sociais, que pense e repense o contexto geral dos negócios, renove continuamente suas competências em um processo de aprendizado contínuo e que seja comprometido com a sociedade e com o ambiente das futuras gerações, valorizando princípios éticos e de cidadania.
Para a consolidação desse perfil generalista, o curso pretende capacitar profissionais qualificados para criar, manter e melhorar os processos de gestão em organizações, com ou sem fins lucrativos, nas diversas áreas da Administração.

OBJETIVO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Formar profissionais crítico-reflexivos na área de Administração, com domínio de conhecimentos técnicos, humanos, sociais e políticos, capazes de atender às necessidades de gerenciamento das mais variadas formas de organizações, proporcionando uma formação profissional crítica e com consciência ética para planejar, organizar, liderar e controlar o funcionamento de qualquer organização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø  Preparar o estudante para agir dentro de princípios éticos, morais e legais, promovendo um ambiente propício à cooperação e trabalho em equipe;
Ø  Proporcionar conhecimentos específicos que habilitem o graduando a executar tarefas gerenciais, de modo seguro, competente e inovador;
Ø Despertar no aluno a capacidade e preparo para assimilar a cultura e os objetivos organizacionais;
Ø  Preparar os graduandos como empresários e executivos empreendedores, gerentes e técnicos para enfrentar, com liderança, as mais diferentes situações de mercado, com iniciativa suficiente para interferir na realidade, antecipando-se aos fatos ou adequando-os às novas tendências;
Ø  Capacitar o estudante para agir e interagir em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalizado, subsidiando a tomada de decisões e estratégias que estabeleçam vantagens competitivas e diferenciadas;
Ø Proporcionar formação que favoreça os profissionais no desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à liderança, adaptação, negociação, planejamento e organização, trabalho em equipe, inovação, empreendedorismo e comunicação;
Ø Proporcionar uma formação profissional que o permita gerenciar negócios, com capacidade crítica e consciência ética para planejar, organizar, liderar e controlar o funcionamento de qualquer organização;
Ø  Incentivar o aluno a assumir uma postura ética e responsável diante das suas ações cotidianas no ambiente profissional, levando-se em consideração as principais problemáticas sociais, ambientais, econômicas e políticas que envolvem o mundo das organizações.
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
Desse modo, as competências e habilidades do(a) graduando(a) devem coadunar tanto com o perfil do egresso anunciado para este Curso, em consonância com a proposta de unificação dos cursos de Administração da UNEB, quanto com as indicações previstas nos dispositivos legais que versam sobre a formação do Graduado(a) em Administração - Bacharelado, a saber:
Ø Desenvolvimento da comunicação interpessoal e expressão nas relações e nas atividades técnico administrativas considerando a realidade das organizações;
Ø Raciocínio lógico, crítico e analítico, atuando com compreensão sobre os valores, sobre as formulações matemáticas, estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos;
Ø  Interação criativa frente aos diversos contextos organizacionais e sociais;
Ø  Compreensão da Administração, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente interno e externo;
Ø Compreensão e desenvolvimento de modelos inovadores de gestão, identificando mecanismos de planejamento, organização, monitoramento e avaliação desses modelos;
Ø Desenvolvimento de instrumentos para solução de problemas com habilidade e flexibilidade e adaptabilidade frente aos desafios organizacionais;
Ø  Organização de atividades e de programas para tomada de decisão dimensionando os riscos do processo;
Ø  Capacidade para eleger estratégias, assegurando princípios e valores institucionais que possibilitem o desenvolvimento humano;
Ø  Capacidade para desenvolver processos de articulação e negociação interinstitucionais visando a transformação social com equidade;
Ø  Compreensão sobre a relação entre as ações técnico-administrativas numa dimensão política da diversidade e da diferença.
 CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
O Curso preparará o profissional (Bacharel em Administração) para atuar em diferentes organizações, dentro do contexto local onde está inserido, a saber:
Ø Empresas privadas atuantes;
Ø  Organizações públicas;
Ø  Organizações sociais;
Ø  Empreendimentos próprios;
Ø  Consultorias.
A proposta do é desenvolver um profissional capaz de compreender o processo de administração em diferentes organizações, sempre orientadas pelos princípios de ética e responsabilidade social.

CORPO DOCENTE

Alex Sandro Macedo Almeida
Contato: amalmeida@uneb.br

André Blanco Melo
Contato: amello@uneb.br

Clarissa Almeida de Santana
Contato: clasantana@uneb.br

Gislene Santos Almeida
Contato: gisalmeida@uneb.br

Henderson Carvalho Torres

Robson Braga

Wilson Alves Araújo