IV SEMITUR ESTIMULA A PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E SETOR PÚBLICO PARA A DISCUSSÃO SOBRE O TURISMO SUSTENTÁVEL NA COSTA DO DESCOBRIMENTO.

A UNEB/Campus XVIII sediou, nos dias 25 e 26 de outubro, o IV SEMITUR - Seminário de Turismo da Costa do Descobrimento. O evento foi realizado pelo VI Semestre de Turismo, sob a coordenação da Prof.ª Ms. Salete Vieira, com o apoio do Colegiado do Curso.
Em sua quarta edição, o SEMITUR teve como tema “Gestão de Negócios em Turismo”, propondo o debate de ideias e pesquisas na área, bem como a partilha de conhecimento com a comunidade e o poder público.

O evento contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre professores, estudantes, comunidade e algumas autoridades, como o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Eunápolis, Sr. Roberto Martins, juntamente com a Vice-Prefeita do Munício, Sra. Maria Menezes, e o Secretário de Turismo de Porto Seguro, Sr. Luís Otávio Borges.


Logo na abertura do evento, a professora Salete Vieira falou sobre a importância do SEMITUR para o Curso: “Este evento é realizado pelo Curso de Turismo desde 2006, na época da implantação do nosso curso. É, com certeza, o evento mais importante do nosso colegiado. Ele é realizado dentro do componente curricular Gestão de Eventos em Turismo (que eu leciono), onde, o acadêmico coloca em prática os conhecimentos aprendidos em sala.” Além disso, a professora ressaltou a importância do SEMITUR e destacou a nota 4 que o curso de Turismo alcançou no ENADE 2012: “O evento ter tido resultados tão positivos foi uma amostra do porque somos, atualmente, o melhor curso de turismo da Bahia e um dos melhores do Brasil, graças ao desempenho dos acadêmicos e a parceria vários professores do colegiado.”



Um dos momentos mais esperados do IV SEMITUR foi a palestra de abertura com o professor Reinaldo Dias, Dr. em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas e, atualmente, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Campinas, SP. Dias abordou o tema Inovação e Criatividade no Turismo, enfatizando a importância de se pensar em produtos turísticos adequados a cada local, sempre com foco na sustentabilidade, especialmente em seus aspectos sociais.


Na manhã do dia 26, foram realizados os minicursos e a Exposição Fotográfica “Olhares sobre a Costa do Descobrimento”, que premiou o aluno Thiago B. Lima pela fotografia sobre " Marinas com Pequnas embarcações/ Santa Cruz Cabralia.

Vencedor do concurso de Fotográfia: Thiago Bezerra Lima


Na tarde do mesmo dia ocorreram a Mesa Redonda Como empreender em tempos de grande competitividade?, com participação do SEBRAE e BNB, além de depoimento de ex-alunos e da palestra Inovação de Roteiros: Conhecendo a Costa do Descobrimento de Bike, com Renata Tardim.
A discente e coordenadora científica do evento, Fernanda Caló, relatou, bem humorada, a sensação de realizar o IV SEMITUR: O evento foi maravilhoso. Graças a Deus ocorreu tudo certo. Tivemos alguns imprevistos, claro, mas qual evento que nunca teve?... Mas ocorreu tudo dentro do planejado, tudo dentro do que havíamos pensado para o IV SEMITUR”.








1 comentários:

Unknown disse...

SEMITUR..... trazendo inovações para todos...

Postar um comentário