Música e ensino de História

Discentes de História e Prof.ª Marilene Burgos

Está acontecendo no Campus XVIII a realização do projeto "A Música Popular em tempos de Ordem e Progresso: novos olhares sobre a Primeira República no Brasil". O evento visa trocar experiências e possibilidades de usar música como recurso pedagógico no ensino de história, contextualizando com o período da Primeira República. O projeto é coordenado pela docente Caroline Lima e tem como principal objetivo realizar uma exposição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, sobre a História da Música Brasileira entre 1889 e 1930, no intuito de ensinar parte da História Política brasileira através de uma nova linguagem.
A exposição acontecerá nos três turnos do dia 12/08. No período matutino contamos com a presença dos alunos do 8° ano do Colégio Baden Powell para assistirem a uma mesa de discussões em que foram compartilhados os saberes dos discentes Reinan, Ualas, Ana Paula, Neide e da professora convidada do Colégio Baden Powell,  Marilene Pereira Burgos.
No período vespertino haverá a presença da Escola Almerindo Alves e no noturno da  E.J.A (Educação de Jovens e Adultos) a programação do evento é por conta dos alunos do III semestre de História, sob a orientação da docente coordenadora do projeto. Nesse debate eles falaram sobre a importância das músicas de Chiquinha Gonzaga, Ary Barroso, Lamartine Babo, Noel Rosa e Pixinguinha. Em seguida,  os alunos ouviram músicas populares da época.
Sem dúvida, é uma forma diferente e mais motivante para aprender sobre a história do Brasil!
                                                                FOTOS

1 comentários:

josy disse...

No período da manhã contamos com a presença das duas turmas do 2º ano do Colégio Estadual Baden Powell.
A tarde devido a turma do Almerindo não poder comparecer, os alunos da 8º serie ou 9º ano do Colégio Estadual Baden Powell estiveram presentes nos ajudando.
No período da noite seria as duas turmas do 2º e não o EJA que devido falha de comunicação não foi possível isso acontecer.

Postar um comentário