Curso de Educação Patrimonial/ Formação de Multiplicadores

Equipe de arquélogos com comunidade local e Acadêmica do XVIII 

O curso Educação Patrimonial oferecido no Campus XVIII no dia 04 de outubro 2014 foi realizado com enorme sucesso! Ele foi direcionado à toda comunidade da Costa do Descobrimento, especificamente aos educadores, com propósito de formar multiplicadores e trabalhar com as ações educativas da cultura local. Um dos objetivos era introduzir projetos interdisciplinares que dialoguem com as disciplinas curriculares, com o propósito de valorização do patrimônio cultural.
O curso faz parte do projeto de Prospecção Arqueológica e Educação Patrimonial nas áreas das Entr. Duplicação da rodovia BR 101/BA trecho div. SE/BA, que visa desenvolver o entendimento sobre Patrimônio Cultural, com intuito de mediação à identificação do patrimônio, a preservação da memória cultural e a apropriação da história e da cultura. A equipe de ministrantes foi composta pelos arqueólogos Bernardo Marques, Rafael Deminicis e Vaderlise Barão, que passaram valores sobre a importância de se preservar a natureza, visto que ela faz parte do patrimônio natural e de identificar os bens culturais, deslocando do particular para o coletivo e trazendo para o centro de discussões questões importantíssimas sobre o resgate das lendas, danças, músicas e artesanatos produzidos por comunidades quilombolas e indígenas.

Os participantes também realizaram diversas atividades como a catalogação de dados simulando uma atividade de campo. Para o discente Airton S. Freitas, estudante do curso de História, a Educação Patrimonial “parte de um principio que é levar aos sujeitos, sejam eles crianças e/ou adultos a um processo ativo de conhecimento, preservação e valorização de sua herança cultural, promovendo a geração e a produção de novos conhecimentos para sua formação cultural, pois só se aprende a gostar e a cuidar, daquilo que conhecemos, por isso é tão importante essa troca de saberes”. 

0 comentários:

Postar um comentário