I Fórum Social da Universidade Federal do Sul da Bahia/UFSB dialoga com a comunidade da Costa do Descobrimento



Composição da mesa: Universidade e Sociedade em Diálogo - diversidades, inclusão e equidade
Aconteceu, nos dias 07 e 08 de agosto de 2015, no auditório do campus Sosígenes Costa, o I Fórum Social da Universidade Federal do Sul da Bahia/UFSB, com o propósito de dialogo entre universidade e sociedade. Foram mais de mil pessoas no evento, que contou com a presença de acadêmicos, representantes da sociedade civil organizada e movimentos sociais. A princípio, esse encontro foi preparatório para escolha de representantes nos segmentos sociais que irão pensar ações em conjunto com a UFSB.
No período da manhã, a abertura cultural foi com apresentação de dança e música indígena da Aldeia Nova Coroa e Afro As Nagô e três atos de música clássica. Em seguida, a mesa redonda foi composta na  fala do  Professor Naomar de Almeida Filho/ reitor da UFSB, que ressaltou a importância da Pesquisa, Ensino e Extensão com investimento no novo modelo de educação em ciclo Interdisciplinar. Durante a formação da mesa, houve um ato de intervenção dos estudantes cobrando um diálogo interno. O ato foi recebido pelos presentes como legítimo e democrático exemplo de liberdade de expressão. 
Logo depois, a Diretora da UNEB/XVIII, Maria Jacilda, representando o Magnifico Reitor José Bites, destacou a parceria ente 
UNEB e UFSB, afirmando que “
A Costa do Descobrimento foi, por longo período, carente de um investimento em educação de qualidade. Sendo assim, o projeto da UFSB honra os precedentes e presenteia com diálogos os que já aqui estão. Portanto estamos prontos para dialogar”. A mesma relembrou a questão da sede própria do Campus XVIII e também da conquista da universidade por ter saído de um espaço elitizado, e finaliza sua fala com uma palavra de acolhimento!
 No período da tarde, ainda do primeiro dia, aconteceram oficinas, rodas de diálogo e atividades autogestionadas dos segmentos sociais. Os assuntos debatidos giraram em torno das temáticas: educação, comunidades indígenas e Afros, movimentos sociais, organização da juventude, dos trabalhadores, dos empresários e organizações religiosas. No total foram 13 salas em atividades.
 A programação seguiu com audiência pública da UFSB, curso do segundo e terceiro ciclo, adoção do nome social da UFSB, projeto Arquitetônico e Urbanístico do Campus Jorge Amado/ Itabuna, Programa Interdisciplinar de Formação de Professores para Educação Básica.
Dando continuidade às atividades, no dia seguinte, os quatro auditórios foram preenchidos com conferências temáticas, agora voltadas para o desenvolvimento regional e sustentabilidade das águas, Mata Atlântica e Empreendimentos de Impacto.  
 No auditório 4, com os temas saúde, habitação, educação, mobilidade e segurança, o Professor Dr. Francisco  Cancela (UNEB/XVIII), o Professor Rafael Patiño (UFSB) e o Professor Edson Kayapó (IFBA)  compuseram a mesa, juntamente com representantes jovens da comunidade indígena e do movimento Jovem do campo,  com diálogo direcionado para ações, intervenção e desconstrução do colonialismo na Costa do Descobrimento.
 À tarde, foi dada a continuidade das oficinas dos segmentos sociais, do dia anterior e eleição para representantes para a etapa geral do Fórum Social da UFSB.
A participação foi aberta a todos os cidadãos!




0 comentários:

Postar um comentário