Ato de lançamento do 1° mapeamento cultural da cidade de Eunápolis na câmara dos vereadores.

UNEB/XVIII descobre e reconhece talentos da cultura local
Anselmo Farias, Profª Dr. Vanusa Mascarenhas, Profª Adail Brito, Mãe Luziene, Sumário Santana
Aconteceu, na manhã do dia 16 de abril de 2015, no auditório da Câmara dos Vereadores de Eunápolis, o 1° mapeamento cultural. É um ato que faz parte das ações das políticas públicas nacionais, pensado em parceria com o Departamento Municipal de Cultura de Eunápolis, o Ponto de Cultura Viola do Bolso e a Universidade do Estado da Bahia-UNEB/XVIII.
No evento, fez-se presente a Prof.ª Adail Brito, representando a Secretaria Municipal de Cultura de Eunápolis, a Prof.ª Drª. Vanusa Mascarenhas, representando a UNEB/XVIII, o coord. do projeto Viola de Bolso, Anselmo Farias, Sumário Santana do Departamento de Cultura de Eunápolis, Mãe Luziene, representando a cultura Afro de matriz “Logun Edé”. A abertura do evento foi com a poetisa Rosângela Nascimento, com um poema "O que é Cultura?" ao toque do berimbau.
A importância desse ato justifica-se porque o projeto faz parte de uma política das ações públicas no Brasil como um todo. Sendo assim, soma com a sociedade civil, artistas, produtores de culturas, dialogando com o teatro, copeira, dança e esporte. O espaço Viola do Bolso e a UNEB propõem uma aliança com a cultura, à qual atribui as ações, para os próximos 10 anos, com a arte e a educação, reconhecendo e valorizando a arte, no espaço da escola.
A Profª. Drª. Vanusa Mascarenhas ressalta que, enquanto Universidade Pública, a UNEB Campus Eunápolis tem como destaque a vocação cultural, envolvendo os cursos de graduação em Letras, Turismo, Administração, Historia e a Pós – Graduação em Estudos Transdisciplinares em Cultura e Linguística Aplicada, que mobilizam outros espaços da Costa do Descobrimento. O mapeamento dá existência constitucional. Toda informação é bem vinda e o papel da UNEB, com a parceria com o Reitor,  Prof. José Bites e a Prof.ª Mª. Jacilda Laurentino, é muito importante.
Além de conhecer a realidade cultural da nossa cidade, o projeto visa localizar, identificar e registrar os artistas, grupos e comunidades culturais, gerando dados para estudos científicos para produção de conhecimento. E os critérios para identificar os produtores de cultura serão o reconhecimento da comunidade e a autodeclaração.
A participação de toda a comunidade no Conselho Nacional de Cultura, é de grande relevância, visto que, ao propor  diálogos e refletir ações que contemplem o coletivo, traz benefícios para a comunidade. Os organizadores estão de parabéns pela importância e dimensão do projeto. 

Para maiores informações sobre o Projeto:
Pós- Graduação em Estudos Transdisciplinares em Cultura
Vanusa Mascarenhas Santos
van_masc@yahoo.com.br
Tel.: (73) 3281-6155



0 comentários:

Postar um comentário